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Planejamento Estratégico: Como começar!

O Planejamento estratégico é essencial para o desenvolvimento a longo prazo de uma empresa. Confira 3 dicas de como começar!

Sempre que conversamos com empreendedores ouvimos a palavra Planejamento. Temos que planejar isso e planejar aquilo.

Mas na mesma roda, sempre é ouvido também (e inclusive alguns livros) que é melhor executar do que planejar.

Agora, pare e pense na sua vida, se você quer ir viajar para um estado distante (imagine você sendo da Paraíba e querendo conhecer Santa Catarina), você simplesmente entraria no carro (sim, você quer fazer isso de carro) e “Vamos embora pra SC!” ou….

Você vai ver distância, quantos km seu carro faz por litro e quanto teoricamente vai gastar com gasolina e pedágio, principais pontos de parada para descanso, uma revisão completa do carro e por aí vai?

Na primeira opção você iria executar, na segunda planejar e executar. Qual você faria?

O que estou querendo dizer aqui é que em quase todos os pontos de nossa vida, nós planejamos (sem mesmo reparar) e isso dá muito certo, mas as pessoas esquecem disso quando levam para a empresa.

Hoje eu posso dizer com muito orgulho que a 4blue atinge ótimos resultados simplesmente por causa do planejamento e, principalmente, de sua execução e acompanhamento.

A importância de um Planejamento estratégico

Com o planejamento estratégico, você otimiza TODOS os seus recursos e esforços, utiliza toda sua equipe, suas verbas para um único caminho e isso fará com que você chegue mais rápido e de forma mais barata nele.

Como fazer um Planejamento Estratégico

Muito difícil passar isso de forma tão resumida e em um passo a passo, mas vou tentar explicar.

Nós podemos nos basear nessa pirâmide abaixo, começando de baixo para cima (e todo mundo começa de cima e faz só o topo).

pirâmide de como fazer um planejamento estratégico

1º Passo: “Análise e diagnóstico do negócio atual”

Análise de tudo o que envolve a empresa, pontos fortes, fracos, funcionários, concorrência, números e indicadores da empresa, situação com clientes, ideias dos funcionários, pensar no modelo de negócios e tudo mais o que envolver a empresa.

É neste momento que abordamos o Canvas (para Modelo de Negócios), Mapa de Valor da Empresa, Análise de Concorrentes, Descoberta do Valor Real de seu produto/serviço, Análise SWOT (ou FOFA) e muito mais.

2º Passo: Base Conceitual da Empresa

Agora que você já fez toda uma análise do seu mercado, indicadores, modelo de negócios e etc, está na hora de pensar internamente. O que é necessário mudar na empresa para resolver algum problema ou aproveitar alguma oportunidade que foi vista no 1º passo?

Por exemplo, a 4blue passou a realizar vários treinamentos em 2012, pois identificamos que havia necessidade e demanda. Já este ano continuamos com treinamentos, mas com treinamentos maiores, pois é o que mais gerou resultado para os participantes. E na sua empresa, o que é necessário mudar?

Além disso, é neste momento que é revisto (ou visto) a parte de Missão, Visão e Valores. E sim, eles servem para muita coisa, desde que você siga a risca. Por exemplo, missão da Disney é “fazer as pessoas felizes”. É isto que a missão deve ser. Algo que faça a empresa toda ir de encontro.

A da 4blue é “Criar um mundo onde empreender vale a pena”.

E a sua missão, qual é? Você seguirá a risca ela?

3º Passo: Estratégia Geral

Depois de analisar os dados do 1º e 2º passos, chega um momento crucial. Qual será o principal desafio que a empresa vai enfrentar no próximo (ou neste) ano?

Você já identificou diversas dificuldades ou problemas, mas você não conseguirá fazer tudo. Então está na hora de tomar uma grande decisão.

Vai estruturar a equipe? Estruturar a Logística da empresa? Lançar um produto novo? Pense nisso com bastante calma e cuidado!

Exemplos de estratégia geral da 4blue:

  • 2009 – ter uma empresa
  • 2010 e 2011 – Estabelecer-se e tornar-se sustentável financeiramente
  • 2012 – Cursos e palestras
  • 2013 – Fortalecer os cursos e iniciar no mundo online
  • 2014 – Lançamento de um produto inovador que ajudará muitas pequenas empresas do Brasil (será lançado em fevereiro)
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